Prometo Perder – Pedro Chagas Freitas [Opinião]

imagevaz1cjbtEdição/reimpressão: 2016

Editor: Marcador

ISBN: 9789897542657

Classificação: 4 em 5 estrelas

Sinopse: “Prometo perder.
Prometo por vezes fraquejar, por vezes cair, por vezes ser incapaz de ganhar. Nem sempre conseguirei superar, nem sempre conseguirei ultrapassar. Nem sempre poderei ser capaz de ir tão longe como tu me pedes, de te dar exatamente o que merecias que te desse. O que desesperadamente te quero dar. Nem sempre conseguirei sorrir, também.
Prometo perder.
Prometo ainda manter-me vivo depois de cada derrota, resistir ao peso insustentável de cada impossibilidade. Há de haver momentos em que sem querer te magoarei, momentos em que sem querer tocarei no lado errado da ferida. Mas o que nunca vai acontecer é desistir só porque perdi, parar só porque é mais fácil, ceder só porque dói construir.
Prometo perder.
Porque só quem ama corre o risco de perder; os outros correm apenas o risco de continuar perdidos.
Prometo perder.
Porque só quem nunca amou nunca perdeu.”

Opinião: Desde que li o Prometo Falhas que sempre que saí um novo livro de Pedro Chagas Freitas eu compro-o logo. Falta-me ler apenas 3 livros do autor, apenas ainda não os li porque não os encontrei à venda a preços acessíveis.

É complicado gostar da escrita do autor, admito isso. Por vezes ao ler irritava-me com a sua maneira de escrever e muitas vezes até os temas. Mais uma vez Pedro Chagas Freitas traz-nos um livro de crónicas que fala de amor, sexo, amizade, juventude, a vida… Tudo o que possamos imaginar.

Muitas vezes ele diz-nos o que vemos diariamente e que acabamos por ignorar por já nos ser habitual ver. Conta-nos a história de um filho que saí de casa, ou um filho que vê o casamento dos pais a acabar. Conta ainda a história do menino feliz, e mostra-nos o quanto as crianças são simples e felizes à sua maneira.

Pedro mostra-nos que por vezes a felicidade pode estar ao virar da esquina, ou até mesmo no café ao fundo da rua. A felicidade pode estar no mendigo que viste e ignoraste, ou então no cão abandonado na rua.

O escritor pode ser estranho, muitos dos seus textos parecem não fazer sentido. Mas é a maneira dele, e é essa maneira que me faz apaixonar pelas palavras dele e pedir que seja lançado mais um livro dele.name blogger

Advertisements

One thought on “Prometo Perder – Pedro Chagas Freitas [Opinião]

  1. Pingback: Goodreads Reading Challenge 2016: Completo! | The Little Angie

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s