Eragon (The Inheritance Cycle #1) – Christopher Paolini [Opinião]

image-2Edição/reimpressão: 2011

Editor: Edições ASA

ISBN: 9789895579242

Classificação: 3,5 em 5 estrelas

Sinopse: “Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império.
De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
Conseguirá Eragon alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão? O destino do Império pode estar nas suas mãos…”

Opinião: Eu apenas li este livro não porque estava a chamar por mim, mas porque tinha de o despachar da estante. Não aguentava mais ver este calhamaço ali na estante à minha espera. Decidi finalmente pegar nele, e não digo que me arrependo, mas a experiência podia ser melhor.

O livro é totalmente cheio de fantasia, óbvio claro, e eu como não estou muito habituada a este género de fantasia estranhei tanto que foi complicado conseguir habituar-me ao espaço e às personagens. Outra coisa que me fez muita impressão é o facto de o escritor voltar sempre ao mesmo. Eragon vai à procura dos inimigos e foge do Império, depois acaba por ter uma luta épica, e voltam ao mesmo. É um ciclo isto, fugir, lutar, fugir, lutar. E é assim durante o livro todo. E quando não estão a fugir ou a lutar estão a dormir!

O que gostei mais foi definitivamente de ver Eragon a crescer, ver ele a aprender tudo sobre magia e luta até faz uma pessoa sentir vontade de aprender também. Por incrível que pareça, apesar de gostar de Eragon não o considero a minha personagem preferida. Não consegui encontrar uma personagem com quem me identificasse e isso tornou a leitura muito mais seca.

Sei que ainda existem mais 3 livros da série, mas eu olho para o tamanho dos livros e para a minha opinião acerca de Eragon e noto que não vale a pena continuar a ler. São livros que provavelmente não irão fazer falta na minha vida. Um dia quem sabe!

Quem gosta de fantasia e está habituado a ler sobre magia, dragões, pronto isso tudo, o livro será super divertido. Se têm curiosidade em ler leiam, até porque a escrita do autor não é muito má. Consegui gostar da escrita e foi por isso que consegui despachar este calhamaço bem rápido.name blogger

 

Deixe uma Resposta

