Caderno de Organização de Leituras, Livros, Organização de Leituras

Como Organizo as Minhas Leituras + O Meu Caderno de Leituras

Hoje decidi trazer uma tema diferente. Eu gosto de manter tudo organizado, para mim não basta o Goodreads para organizar as minhas leituras, nem os meus livros. No Goodreads tenho diversas listas, como por exemplo os livros que tenho na minha estante, os que li divididos por anos, e aqueles que estão por terminar. Claro, que tenho ainda o que quero ler e a minha enorme wishlist.

Digo-vos já que adotei este método à algum tempo, mas infelizmente ainda não está completamente terminado. Falta apenas umas coisas, mas pretendo resolver esse assunto muito em breve.

Então, eu utilizo quatro cadernos diferentes para me organizar. Tenho um caderno A4, depois mais três A5. Quase todos têm o mesmo, mas de maneiras um pouco diferentes.

Vou começar por falar do caderno rosa A5. É um caderno normal, comprei-o e decidi personalizá-lo à minha maneira como podem ver. É quadriculado, acho que torna-se mais simples para mim. Dividi o caderno em quatro separadores diferentes.

O primeiro separador trata-se dos livros que tenho na minha estante. O segundo trata-se da Wishlist, o seguinte é as sagas e séries que quero ler ou tenho de terminar. E por fim, temos os livros que comprei onde ainda não coloquei nada, mas que pretendo organizar por ano e depois por mês. Assim é uma maneira de me organizar para os bookhauls!

Muito ainda está em branco, pretendo começar a utilizar mais este caderno durante 2017, depois irei actualizando quanto ao desenvolvimento do meu caderno de leituras!

O próximo caderno que vou falar-vos é o A4 às riscas. Foi o primeiro que comprei para organizar as minhas leituras, tem diversos separadores – seis separadores -, e devido a ser super grande foi que levou-me a comprar o A5 rosa.

Processed with VSCO with hb1 presetNeste caderno tenho algumas listas de livros que quero ler, ou que aconselham a ler. Tenho um separador dedicado aos desafios, onde ainda não coloquei nada porque por enquanto o Goodreads tem sido suficiente para me organizar quanto a isso. Tenho outro separador para as minhas Metas e aqui coloco o Reading Challenge do Goodreads. Tenho claro um separador para a minha estante onde tenho todos os meus livros, e aqueles que já li coloco um check a verde. E como eu gosto de estar sempre organizada quanto às minhas séries, tenho um separador dedicado só a séries, trilogias e duologias. Assim não me engano a comprar o segundo livro da colecção antes de ter o primeiro. Por fim, e não menos importante, tenho um separador dedicado à minha wishlist.

O meu caderno seguinte trata-se de um caderno que comprei na Bertrand e onde coloco as minhas opiniões sobre os livros que leio.É um caderno preto e de capa dura e ainda por cima de um tamanho super acessível! Este caderno tem ainda a opção de organizar as leituras que fiz por mês, e no final tem ainda algumas folhas em branco para simples anotações. Comprei este caderno no final de 2016 e decidi apenas começar a usar em 2017. É uma grande ajuda, não só para quando vou realizar a opinião do livro mas porque consigo ver quanto tempo demorei a ler. É um caderno super organizado, aconselho imenso a todos os leitores!

E por último tenho um caderno de capa preta dura A5. Trata-se mais de um journal, mas uso para colocar as minha tbr, os livros que comprei, os livros que li, alguns desafios, principalmente desafios do instagram e ainda as tags que tenho para responder. Ando com ele para todo o lado, caso encontre algum livro interessante. Uso este caderno ainda para colocar ideias para o blog, e algumas ideias para fotos.

E é assim que eu me organizo quanto às minhas leituras. Pode parecer uma maneira meio estranha, mas para mim resulta, e ajuda-me a conseguir ler mais! E vocês? Quais são os vossos métodos de organização de leituras? Têm algum caderno de organização de leituras?name blogger

11 thoughts on “Como Organizo as Minhas Leituras + O Meu Caderno de Leituras”

  1. Oii Angie.
    Minha nossa fiquei besta com a sua total organização. Sabe que vou aderir a ela. Vou comprar mais uns cinco caderninhos pequenos. Cinco pois não consigo me organizar nos mesmos cadernos.
    No momento eu tenho três cadernos que uso para anotar os livros que vou lendo, um para anotar as resenhas que venho fazendo e um que anoto frases de livros entre outras coisas – cadernos bem simples, um que eu mesma fiz com folhas que sobraram.
    Adorei sua matéria.
    Beijos.

    Liked by 1 person

  2. Também gosto imenso de ter tudo organizado, mas tenho que admitir que 4 seriam demasiados para mim ;P (Mais vale não falar, quem sabe um dia vá ter ainda mais que 4!) Mas gostei muito do teu método! Adorei especialmente o caderno da bertrand para as opiniões!
    Normalmente, comigo trago apenas um caderninho pequenino (julgo que até menor que A6) onde anoto tudo o que me parece algo que irei necessitar no futuro. Em casa, tenho um caderno A4 em que escrevo comentários para as minhas opiniões. Como ainda não participo em desafios nem tenho tags para responder, chega perfeitamente, eheh.
    Gostei muito do post 😀

    Liked by 1 person

  3. Senti me bue mal agora, não tenho nenhuma organização, só uma lista de livros que quero comprar no futuro e essa ja meti no blogue para nem a perder. Tenho mesmo de começar a organizar me, fiquei bastante interessada naquele caderno da bertrand ja me tinham falado dele (um stor meu que trabalhou la e adora ler) e na altura quis comprar e esqueci me, vou ver se compro, vai ser de grande utilidade porque nunca sei quantos livros li ou quando li. Este ano espero ser diferente 🙂

    Liked by 1 person

  4. Eu quando comecei com o blog costumava guardar tudo o que era importante (os livros que lia, ideias que surgiam, TBR, etc etc) nos sticky notes no computador xD Mas isso não dá jeitinho nenhum para quando estou fora de casa!! Então agora mantenho um google calendar com os posts de cada mês para poder aceder através da app, e personalizei a minha agenda para adicionar uma parte dedicada aos livros: 1) calendário de posts + estado de cada post (rascunho, escrito, agendado); 2) calendário de fotos; 3) lista para o wrap up; 4) folhas lisas para ideias soltas. Não preciso de mais nada, e tem de estar tudo no mesmo sítio, senão perco-me toda haha Mas gostei muito do teu método de organização 🙂

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

