Viver Depois de Ti (Me Before You #1) – Jojo Moyes [Opinião]

image-2Edição/reimpressão: 2016

Editor: Porto Editora

ISBN: 9789720045775

Classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: “Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal – um namorado estável, trabalhador e uma família unida – que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante – grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável – agora tudo isso ficou para trás.

Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.

Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso, com sensibilidade, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.”

Opinião: Antes de mais, quero agradecer a todos os que me incentivaram a ler este livro. Principalmente ao Pedro do The BookShelter (não se esqueçam de dar uma vista de olhos já agora!), se não fosse a insistência dele acerca deste livro acho que o colocaria na estante e não o lia! Mas ainda bem que li, tornou-se um dos preferidos.

Uma coisa que disse a mim mesma este ano foi “Não te metas a ler livros lamechas e com histórias tristes para não chorares”, e que fiz eu logo no segundo mês do ano? Li um livro que apegou-me da primeira à última página, li-o num dia e terminei o dia a chorar. Isso mesmo. E eu que sou conhecida por não chorar com ficção.

Domingo conhecei a manhã a ler Viver Depois de Ti, e terminei faltavam cerca de 7 minutos para a meia-noite. Não resisti e na segunda feira tive de assistir ao filme (em breve opinião no blog). Acho que deu para entender o quanto gostei do livro, não? Ok.

Eu sou grande fã de pessoas super aventureiras. E o Will é a minha definição de pessoas que aproveitam a vida ao máximo. Eu sou grande fã de pessoas que têm estilo próprio e não se importam com o que os outros pensam. A Lou é a definição perfeita para isso. As personagens principais são perfeitas. Não me lembro de ter alguma vez conhecido personagens tão autênticas. Apeguei-me tanto à Lou como ao Will. Rezei imenso para o primeiro beijo, e fiquei de coração nas mãos quando acomteceu.

O que aqueles dois tinham era mais que uma simples ligação. Dou imenso valor ao que eles criaram. Este livro prova que qualquer coração de pedra pode virar um coração mole. Demonstra que podemos estar na pior situação, mas teremos sempre alguém que nos ama e irá estar lá para nos colocar a sorrir.

É um tema de bastantes controvérsias. Apeteceu-me gritar com o Will, mostrar-lhe que existe esperança. Mas, parei e pensei. Se fosse eu? Queria sofrer? Queria olhar para trás, ver o que em tempos fui e não voltarei a ser? Não seria melhor ter um fim? É um tema que dói na alma, e não é apenas história, é a realidade. Existem diversos casos assim, por vezes dizemos “Se fosse eu nunca faria isso”, mas não conseguimos nem imaginar um terço da dor que as pessoas sentem.

Dou os parabéns à Jojo Moyes por lidar com este tema de uma maneira tão  interessante. Ela soube dar-nos a dose perfeita de romance, drama e tristeza. Tivemos tudo neste livro. E honestamente, tornou-se sem dúvida um dos meus preferidos. Sei que tem segundo livro, mas sinceramente acho que não irei ler. Não agora. Prefiro deixar a história do Will e a da Lou assim. Ela é perfeita da maneira que está.

Obrigada a todos que me incentivaram a ler este livro, nem imaginam o quanto este livro me marcou. O melhor dos melhores. Estará sempre guardado no meu coração.name blogger

4 thoughts on “Viver Depois de Ti (Me Before You #1) – Jojo Moyes [Opinião]

  1. Ainda bem que gostaste do livro ❤ Eu também o adorei ^^
    Agora que já se passaram uns mesinhos desde que o li, é que penso mesmo naquele fim … Dizem que o livro pode ser considerado problemático à custa do fim, porque passa a mensagem do "Just live" e depois há a decisão do Will, e que dá a impressão que as pessoas não podem ser felizes se tiverem algum problema. Se o Will tivesse tomado uma decisão diferente, o livro teria sido completamente perfeito *º* Mas mesmo assim, dei as 5 estrelas e achei merecido, afinal há pessoas diferentes em situações diferentes …
    Também gostei bastante do filme, não tem uma das minhas cenas preferidas 😦 mas achei uma boa adaptação.
    Estás a pensar em ler a continuação? 🙂

    Liked by 1 person

    • Disseram me para ler a continuação, mas honestamente sinto que se ler a continuação o primeiro livro perderá a magia… Não sei, acho desnecessário existir segundo livro honestamente… Mas, já ouvi dizer que é super bom! Um dia quem sabe o leia, mas não será para breve! Quanto ao filme achei que passou a correr, não sei se foi impressão minha… Acho que poderia ter sido um bocadinho melhor o filme, mas claro que nunca é tão bom como o livro 😂

      Liked by 1 person

      • Já ouvi dizer que no segundo livro a Lou voltou ao que era antes e que o primeiro livro parece que nunca existiu, por isso eu não quero ler :/ O primeiro livro foi suficiente para mim, e eu prefiro imaginar o que acontece a seguir xD
        Sim, adaptações nunca são suficientemente boas para nós 😛

        Liked by 1 person

  2. Pingback: Leituras do Mês – Fevereiro | The Little Angie

Deixe uma Resposta

