Minimalismo: 30 Dias Challenge

dKtVe1488233212.png

Hoje trago-vos algo totalmente diferente do que estão habituados a ver no blog. Após ter feito uma pesquisa intensa sobre o Minimalismo e ter ficado deveras muito interessada no assunto, decidi que queria mudar certos modos de vida.

Muitas pessoas estão a adotar este método de vida, para além de ser um método de vida mais simples e a certo ponto acaba por ser muito prático, facilita imenso a vida e o nosso dia a dia. Para muitos parece uma estupidez, mas acreditem que depois de experimentarem não querem outra coisa.

Mas, o que é o Minimalismo?

definicao_minimalismo_google

Numa forma mais simples, o principal objetivo do Minimalismo é tornar mais simples a vida. E como? Reduzindo aspectos que estão na nossa vida apenas por estar. Assim, exluímos coisas que temos na nossa vida e que podemos muito bem viver sem elas. E então, já vos chama a atenção? Não? Ok.

Nos tempos de hoje, a maioria das pessoas adota este estilo de vida devido a questões não só financeiras como também pessoais. É um método para poupar dinheiro e conseguir viver uma vida calma e organizada. O minimalismo foca-se numa simples coisa: simplicidade. O segredo é simplificar tudo ao máximo.

E hoje, eu trago-vos algumas dicas, que durante 30 dias deverão aplicar se quiserem entrar num modo de vida Minimalista. Trata-se de um desafio de quatro semanas, ao princípio será complicado entrar neste modo de vida, mas com o tempo vamos conseguir nos habituar.

Isto não é apenas para vocês, mas para mim também. Decidi experimentar ter uma vida minimalista, não só para conseguir controlar o stress como para sentir-me bem comigo mesma e o mundo que me rodeia. Vamos lá?

  • Primeira Semana – Descobre

Na primeira semana temos apenas de nos preparar mentalmente para a grande mudança. Precisámos ter noção daquilo que pretendemos mudar na nossa vida. Nesta semana o img_3173principal objetivo é fazer uma lista com o porquê de querermos mudar, o que queremos mudar e como queremos que a nossa vida seja.

Divide os diferentes aspectos da tua vida em diversas categorias como saúde, trabalho, dinheiro, projectos, relações, tudo aquilo que seja importante para ti, desde livros a filmes, tudo aquilo que te faz feliz.

Apenas pensa nesse aspecto e tenta simplificá-lo ao máximo. Qual dos aspectos é mais importante para ti? Qual deles faz-te mais feliz? Isto trata-se apenas de saber quais são as nossas prioridades.

Agora vem a parte divertida! Imagina que estás num lugar onde és completamente feliz. Olha à tua volta, o que vês? O que tu vês é a maneira como tu imaginas a vida. Com isto tu consegues ter uma noção quais os aspectos mais importantes para ti e quais os que estão a incomodar-te. Quando temos uma imagem de uma vida perfeita, é mais fácil saber que passo devemos tomar a seguir.

Em conclusão, nesta primeira semana a única coisa que precisas de fazer é descobrir as tuas prioridades e tudo aquilo que te inspira. Tens de saber o que precisas mesmo na tua vida, e aquilo que está a mais.

  • Segunda Semana – Limpa o teu Espaço

Agora que já temos em mente aquilo que queremos é necessário por mãos à obra. Uma mente limpa e organizada apenas é possível se o nosso espaço estiver limpo e organizado. Precisas de simplificar tudo. É a única regra para o minimalismo.

Pega em tudo aquilo que tens e divide em diversas categorias: aquilo que queres vender, aquilo que queres doar, aquilo que queres deitar fora, aquilo que queres ficar. Se por acaso ficares na dúvida com alguma coisa, pega nisso e coloca numa caixa. Passados uns meses se não sentires falta desse tal aspecto é sinal que não precisas dele na tua vida, por isso podes desfazer-te dele.

  • Terceira Semana – Organiza o teu Tempo

O tempo e o espaço não vivem um sem o outro. Não conseguimos ter um sem o outro. Então, agora que o teu espaço está organizado e da maneira como tu queres, chegou à outrao-que-c3a9-minimalismo-600x600 de dar outro grande passo. Precisas de planear a tua vida. E, para aquelas pessoas que não gostam de planear nada, acreditem que ao termos um horário assim temos mais tempo para tudo o que gostamos.

Precisas de simplificar o teu horário. E mais uma vez, trata-se apenas de prioridades! Tens de ter certeza que gastas o teu tempo naquilo que realmente importa. Volta a pegar na lista que fizeste na primeira semana e presta atenção aos aspectos que são mais importantes para ti, os que te fazem mais feliz.

Planeia a semana. Quanto tempo terás de dispensar numa tarefa? Precisas de ter consciência de tudo e além do mais ser inteligente ao gerir o teu tempo. Imagina que precisas de 40 minutos para terminar uma tarefa. Acrescenta 10 minutos antes e depois no teu horário, assim é uma maneira de o teu horário nunca estar demasiado cheio, em vez disso vai estar organizado.

  • Quarta Semana – Avalia

E chegou à nossa última semana! Foi uma grande aventura até aqui. Agora temos uma noção do que queremos. Agora que planeamos tudo, que sabemos quais são as nossas prioridades, o que precisamos? Precisamos de avaliar como estamos a sentir-nos, o quanto perto estamos de tornar a nossa vida naquilo que imaginámos na primeira semana.

Depois de quatro semanas irás sentir-te diferente, mais calma, livre, feliz e muito mais aliviada. Limpar as nossas casas e gastar a maior parte do nosso tempo naquilo que nos faz feliz sem haver grandes mudanças e loucuras. Não precisas de grandes mudanças para ser feliz. Às vezes, pequenas e simples mudanças são tudo aquilo que necessitamos.

A grande questão é: “Após estas quatro semanas, estás feliz? Sentes-te cada vez mais perto de atingir a tua vida perfeita?” Se tu estás feliz isso é muito bom, continua com o bom trabalho! Se não estás feliz talvez precises de algo mais na tua vida.

Neste caso, talvez precises mesmode uma mudança radical, como por exemplo mudar de cidade, mudar o corte de cabelo, o emprego… Aquilo que achas que faz falta na tua vida. Não deixes que aquilo que a sociedade diz te influencie nas tuas decisões. Vive a tua vida da maneira que quiseres, só tu podes decidir o teu futuro.

Espero que tenham gostado deste post diferente do habitual. Haverá mais posts assim sem dúvida, adorei imenso andar pela internet a pesquisar mais sobre o minimalismo, é sem dúvida um tema que chama toda a minha atenção. Imginem só o que é ter a nossa vida simplificada, acordar e não sentir que temos mil e uma coisas para fazer e que não temos tempo para as fazer. É um grande desafio, mas sei que no fim vai valer a pena.name blogger

 

Advertisements

3 thoughts on “Minimalismo: 30 Dias Challenge

  1. Ainda bem que fizeste este post, porque também ando muito interessada no minimalismo ultimamente. Mas eu sempre fui uma pessoa que quando via o meu quarto e pensava “Fogo, tenho demasiadas coisas!” eu tinha imediatamente de o limpar a fundo: enchia sacos e sacos de roupa, via-me livre de imensas coisas mesmo, mas passados alguns meses ainda me sentia assim, porque não limpava tão a fundo quanto pensava! Agora como ando a remodelar o meu quarto, ando a levar isto à séria. Já vi algumas coisas, como roupas, acessórios, maquilhagem, livros, trabalhos e testes antigos da escola e a minha “caixa das memórias”. Tenho mais um móvel pela frente, e roupas de carnaval e alguns brinquedos que por mais limpezas que faça, não me consigo livrar deles haha A parte emocional deste processo é a mais difícil de lidar!!
    Ultimamente tenho visto os vídeos desta youtuber, ela também fala muito sobre o minimalismo, só que ela não tem problemas nenhuns em ver-se livre das coisas 😛
    https://www.youtube.com/channel/UC0sA4gvlWFHfdwaPlBDqnGg
    Boa sorte!! 😀

    Liked by 1 person

    • Sofro do mesmo problema que tu! Arranjo sempre um ligação sentimental qualquer e acabo por não conseguir livrar me das coisas! Ando a tentar muda isso, mas é complicado. Temos sempre aquela coisa que não nos deixa largar o que não precisamos! Tenho de ver os vídeos dela então ❤

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s