Livros, Opinião, Suma de Letras

Matéria Escura – Blake Crouch [Opinião]

Matéria Escura

Edição/reimpressão: 2016

Editor: Suma de Letras

ISBN: 9789896651343

Páginas: 424 PáginasSinopse“Será que aquilo que vemos é de facto real?

“Estás satisfeito com a tua vida?” Estas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de ser deixado inconsciente por um homem mascarado. Quando desperta, está amarrado a uma maca, cercado por estranhos, e um desconhecido sorri-lhe, dizendo: “Bem-vindo de volta, meu amigo.”
Neste mundo para o qual acaba de acordar, a vida de Jason não é a que conhece. A sua mulher não é a sua mulher. O seu filho nunca nasceu. E Jason não é um simples professor de física, mas um génio famoso que conseguiu algo verdadeiramente notável, algo impossível.
Qual dos dois mundos é um sonho? E mesmo que a casa de que ele se lembra seja real, como pode Jason voltar para a família que ama? As respostas estão numa viagem maravilhosa e assustadora, que irá forçá-lo a enfrentar o seu lado mais obscuro, enquanto luta contra um inimigo terrível, aparentemente imbatível.”

Opinião

Eu nunca li nada de Blake Crouch. Tenho alguns livros dele na wishlist porque sempre ouvi falar maravilhas dele. Decidi pegar neste livro sem saber o porquê. Li em formato e-book. Não tenho o livro físico mas depois de o ler fiquei com imensa vontade de o adquirir bem rápido. Para além de ter uma capa super bonita o livro é muito bom, sem qualquer sombra de dúvida!

Primeiro, tenho de dizer que quando vi o nome do livro não esperava que fosse ser tão empolgante. Mas, logo no primeiro capítulo eu rendi-me ao enredo. Seja as personagens, ou até mesmo a ação, encontra-se tudo tão bem organizado e escrito que nós conseguimos ler o livro e ficar a pedir por mais.

Sem dúvida alguma que o que gostei mais neste livro foi a ideal original que o autor teve. Se no ínicio do livro eu pensei que seria mais uma história de ficção científica, no final apercebi-me que não se tratava de mais um, mas sim do tal. De uma certa maneira a leitura deste livro deixou-me marcas. Comecei a ver as coisas de outra maneira. Mais para a frente vão entender!

Podemos ler a sinopse e ficar com uma ideia do livro, mas essa ideia ao longo da leitura mostrasse errada. Todo o livro trata-se de uma enorme surpresa.

Se existem mundo infinitos, como encontro aquele que é única e especificamente meu?

Eu tentei colocar-me no papel do personagem principal, e sinceramente não conseguia suportar metade do que ele conseguiu. É uma personagem bem delineada, todo o seu percurso teve uma certa lógica. Dou valor ao escritor por não ter deixado a essência da personagem morrer ao longo do livro. A personagem sofre, e nós conseguimos sentir isso, o autor conseguiu passar essa imagem para os leitores sem qualquer problema.

A história começa com Jason Dessen, a personagem principal, que numa saída é raptado. Quando este acorda vê que encontra-se num mundo diferente do seu. A sua família não é a mesma, e num estado de grande confusão, Jason acaba por fugir. Dessen acaba por perceber que está num mundo paralelo ao seu, aqui ele não é apenas um professor com mulher e filho, mas é um génio muito conhecido mas sem mulher nem filho.

Não sabemos que aconteceu, nem como aconteceu. Nem a própria personagem sabe. Será um sonho? Ou é a realidade? Ficámos com certa curiosidade quanto ao que espera à personagem, como é que ele poderá voltar ao seu mundo e encontrar a sua família.

A escrita de Blake é do mais simples que pode existir. Temos imensos diálogos, frases pequenas e simples, muitos parágrafos. Desta maneira a história acaba por ter um certo dinamismo, oferecendo uma boa dose de suspense que está sempre presente ao longo da história.

Matéria Escura acaba por ser um livro de muitas decisões, escolhas e caminhos que não foram explorados. Conseguimos refletir imenso com este livro, pensámos na nossa vida e nas decisões que já fizemos e teremos de fazer. Decisões essas que poderão mudar completamente o nosso futuro. Caminhos que não seguimos e poderíamos ter seguido. Pequenos detalhes que mudam a nossa história completamente. E se tivessémos feito isto em vez daquilo? O que poderia mudar? Se tivessem a oportunidade de viver uma vida totalmente diferente da vossa, aceitavam?

Este livro mostra-nos que existem infinitas possibilidades de mundos infinitos. Existem imensas realidades alternativas. Não pensem que este livro trata-se de viagens no tempo, fiquei com essa impressão quando li a sinopse, mas não se trata nada disso. Trata-se de viajar entre mundos paralelos. O livro baseia-se em conceitos e teorias científicas que muitos têm conhecimento. Para aqueles que não percebem do assunto, não se preocupem que o autor dá-nos descrições simples que nos fazem entender tudo perfeitamente.

Eu não sou grande apreciadora de ficção científica, mas se gostam recomendo imenso este livro. Não vão arrepender-se de o ler, disso tenho a certeza. Qualquer pessoa pode o ler e vai ficar com imensas questões e com uma enorme alegria por o ter lido. Valeu super a pena ter dado uma oportunidade a este escritor, fiquei com vontade para ler mais livros do autor. Sem dúvida que ele tem um grande talento!

5

Deixe uma Resposta

